Qual carro vai para a pista primeiro?

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Começando com pé esquerdo - Uma pequena introdução



Sempre tive vontade de participar de competições de carro, então resolvi criar este blog, para documentar a transformação e a evolução do meu Kadett Sl 1993 em um carro para participar nas competições amadoras de arrancada. A idéia é ir postando o material que eu tenho, contar as histórias, dividir o conhecimento e mostrar os resultados.

Mas tudo na vida tem um começo e nem sempre as coisas acontecem como a gente imaginava. Eu por exemplo até chegar no Kadett, só tinha tido carros VW. Um pouco irônico, já que justo a Volks é a marca mais utilizada em performance no Brasil. Não comprei esse carro por escolha própria, mas por oportunidade. Fui usando e com o tempo fui modificando o carro, colocando som, rodas, bancos recaro, volante Momo e fazendo alguns detalhes que fazem a diferença entre o nosso carro e um carro qualquer. Acabou tornando-se o MEU CARRO e passei a gostar dele, mais até do que os meus anteriores.

Como é natural para tantas pessoas nesse meio, em um certo ponto passei a me interessar mais por performance do que pelo visual e fui atrás de um kit turbo para o carro. Fazia algum tempo que eu queria me envolver com isso, mas não sabia a quem entregaria o trabalho, pois como cresci em oficina as histórias de mecânicos e preparadores que eu conhecia só serviam para reforçar a idéia tão comum entre os caretas, de que o bom senso seria deixar o carro original.

Depois de muito pensar, comprei o kit turbo e decidi que instalaria eu mesmo, azar. Não sabia nada disso, mas já havia aprendido tanta coisa sozinho até aquele ponto... Provavelmente eu conseguiria aprender isso também.

Então comecei, com o pé esquerdo, é claro.  Num momento de impulso, desmontei o motor do carro com a ajuda de alguns amigos. E desmontar até que não foi difícil, mas já montar... Montar seria outra história.

E uma história tão comprida, que durou anos, literalmente. Como não sabia nada, acabei dando ouvidos a muita besteira e comecei a retrabalhar meu cabeçote com uma esmerilhadeira. Pra encurtar: O trabalho não ficou pronto até hoje. A grana também encurtou e o carro ficou cerca de dois anos e meio parado, com o motor desmontado e o kit turbo enferrujando na prateleira.

Nesse meio tempo, "aprendi" muita coisa sobre mecânica, mas não tinha grana pra colocar em prática. Quanto mais eu "aprendia", mais aumentavam as peças e os trabalhos que "precisavam" ser feitos no carro para que ele ficasse "bem feito". Então, num momento de impulsividade tão grande como o que me levou a desmontagem, resolvi montar novamente o motor no carro, ORIGINAL. Comprei um cabeçote original e fiz funcionar, tão rapidamente como havia desmontado. E para meu espanto, funcionou mesmo! Tive alguns pequenos problemas com tensionamento da correia dentada, fiquei uma ou outra vez na rua, mas em pouco tempo o carro estava rodando e funcionando melhor até do que antes.

Além das questões mecânicas, paguei uma fortuna de documentos e multas que estavam atrasados, coloquei o carro em dia também nos aspectos estéticos e depois de um tempão, voltei a ter um carro para andar! Foram algumas semanas de grande felicidade, até que tive um contratempo...

4 comentários:

  1. Tá, e cadê o resto da história????

    Agora que começou não pode mais parar!!

    Bala o blog, virei seguidor!

    ResponderExcluir
  2. Calma, calma! Já tem outra atualização pronta, agendada na atualização automática. Assim todo mundo pode ir acompanhando todos os capítulos das coisa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. ta filé de mais!
    o meu tenho um siena 1.0. Vale apena por esse adtivo que vc pôs junto com o óleo motul?
    abração

    ResponderExcluir