Qual carro vai para a pista primeiro?

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fechando o balanço

Layout ilustrativo do projeto inicial, em 2006

Depois de cerca de um ano e meio de tentativas, algumas frustradas, outras nem tanto, o projeto teria de dar uma pausa. Sem as peças do Wortmann não poderíamos correr, além de que o motor precisava de reforma, o carro precisava de uma caixa nova e muitos erros precisavam ser corrigidos na forma de fazer as coisas. No início tínhamos um projeto e idéias diferentes em relação à isso, mas as correrias, falta de tempo e recursos acabaram nos levando por outro caminho.

Fazendo um balanço de tudo que aconteceu e de como o carro se apresentava nas corridas, eu nao pude deixar de concluir que apesar de ter me divertido muito, aprendido muito, ter tirado a satisfação de saber que fizemos o máximo que a situação permitia em todos os momentos, ainda assim havia um lado muito negativo no que fizemos.

Primeira montagem: Peças simples, mas bastante cuidado com os detalhes e acabamento

E não se tratava das dificuldades, de ir pra pista e não conseguir andar, de saber que o carro sempre esteve aquem de seu potencial... Isso faz parte, não considero vergonha, principalmente dadas as condições de pouco tempo para trabalhar, pouca grana, usando muitas vezes peças emprestadas e vrando a noite para acabar tudo na última hora.

O que me incomodava era a apresentação do carro, tanto por fora, como por baixo do capô. O fato de ir para a pista com o carro daquele jeito, levava as pessoas a acreditarem que esse era o tipo de trabalho que fazíamos em nossa oficina e isso de uma certa forma me deixava um pouco constrangido.

Sempre procuramos trabalhar da forma mais caprichada possível, fazendo as coisas corretamente e com bom aspecto. E o trabalho no Kadett certamente nao correspondia às nossas capacidades, pois nele imperou a velha máxima que "em casa de ferreiro, o espeto é de pau".

Esse foi um dos principais motivos que me levaram a desmontar o carro sem remorso, pois eu decidi que dali em diante o carro só andaria novamente quando pudesse refletir o nosso nível técnico na mecânica e de qualidade e acabamento em todas as peças fabricadas. A gente podia fazer bem melhor do que aquilo.

Exemplo do trabalho que normalmente executamos na oficina:

 Motor GM OHC 1.0 turbo

 Admissão tipo "powerbox", caixa de filtro de ar, instalação de kit nitro

 Detalhe da plena da admissão e suporte dos solenóides

Suporte removível da garrafa de nitro em alumínio anodizado

 Polias reguláveis especiais feitas sob encomenda

Amortecedores ajustáveis em aço inox

Montagem de motor

Acabamento moldado para tampa de cabeçote

Suspensão traseira ajustável

Tomada de ar frio para filtro de ar

 Montagem kit turbo motor GM OHC 1.0

 Tubulação, caixa de ar

Detalhe da caixa de ar fechada


Tomada de ar frio, grade modificada

 Kit airbox

 Peças avulsas

 Kit pré montado

 Filtro K&N

 Kit instalado

 Vista geral do motor

 Detalhe da tomada de ar frontal

Tomada frontal instalada

 CAI em inox para uso de filtro K&N inbox na caixa original e pintura da tampa de válvulas

 Tubulações, pintura, coletor 

 Amortecedor inox

 Coletor aço carbono 

 Coletor aspirado inox

 Instalação intercooler e tubulações

 Escape em aço inox 304

Instalação de turbo em Uno 1.6 R
 
Essa fotos dão uma idéia melhor do que realmente fazemos profissionalmente e nessa próxima etapa o Kadett deveria refletir isso.


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