Qual carro vai para a pista primeiro?

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quando a competição aperta...


Bem galera, antes que os fãs de gm comecem a me xingar por ter mais informações da Willys que do carro do qual trata o blog, é melhor eu postar alguma coisa. Afinal, não quero que os leitores pensem que sou relaxado como o dono do Fiat 600, que tem um monte de atualizações do carro e que não publica as fotos por motivos de força maior (pura preguiça).

Contudo, por mais aflito que eu esteja para não ficar para trás na lista de novidades, alguns de vocês já devem ter notado que eu jamais posto fotos de coisas compradas. Não é que eu não tenha dinheiro para comprar coisas... Pensando bem, não tem sobrado muito ultimamente... Mas enfim! O que importa é que não sou afeito a publicar ou enumerar a lista de peças do carro. Com isso quero passar a mensagem de que "o que importa é o que você constrói, não o que você compra", ou seja, acredito que o que deve ser valorizado é aquilo que envolve o talento, a ideologia e o esforço das pessoas que trabalham no carro, em contrapartida à simples capacidade de abrir a carteira e comprar todas as novidades disponíveis.

Afinal, do contrário seria muito mais fácil, rápido e barato comprar um carro pronto.

Contudo, nunca posso esquecer de um amigo que levava essa mania ao extremo, tanto que isso rendeu várias brincadeiras e pegações de pé. O Zem era metido a fazer tudo ele mesmo, com as próprias mãos, inclusive o iogurte que comia. Certo dia cometeu a asneira de falar na oficina sobre seu novo projeto: Uma iogurteira feita em casa. Logo o pessoal caiu na cabeça dele, perguntando se o próximo passo seria colocar uma vaca própria na sala do apartamento...

Até admito que no mundo dos carros existem muitas pessoas que compartilham o objetivo de fazer um carro inteiro com as próprias mãos, ainda que poucos de fato tenham a capacidade ou a possibilidade de fazer isso. Mas creio que não faz sentido tentar construir sozinho todas as peças do carro, a não ser que você seja como o meu amigo Zem e que seu propósito final, assim como o dele, não seja meramente comer iogurte.

Eu particularmente não tenho uma pretensão tão grande, apenas quero montar meu carro do meu jeito e depois correr com ele. Por isso, fiquem aliviados: Não penso em fabricar meus próprios pistões. Deixei isso a cargo da IASA, fabricante argentino que sabe muito melhor que eu o que está fazendo. Apenas modificá-los um pouco, quem sabe...

Escolhi para o meu motor os IASA, pois já tive experiência com eles e foram de boa qualidade. Como meus cilindros eram 86,58 e após diversos maus-tratos o bloco acabou bastante arranhado, optei por pistões 87,5, pois caso fossem menores que isso, provavelmente a retífica dos cilindros não iria limpar todos os "acidentes" que ocorreram com o bloco, que já foram amplamente divulgados em postagens anteriores.

Então modifiquei os pistões no torno, aumentando a piscina para diminuir um pouco a taxa. Quanto vai ficar exatamente eu ainda não sei. Tirei o que pareceu ser o máximo, sem comprometer a integridade e robustez da coroa dos pistões. Por mim até deixaria com menos taxa, mas não adianta também tirar mais material, deixar a taxa mais baixa e ter uma quebra porque o pistão ficou muito fino.

Os pistões são o modelo para Calibra, ou seja, tem cavas grandes para as válvulas. Desnecessariamente grandes no meu caso, mas já vieram assim. As canaletas de anéis são finas, para anéis NPR que vieram junto no jogo, com as travas, mas sem os pinos. O tratamento acinzentado é anodização dura, que deixa a superfície mais resistente aos riscos. Antes de instalar, ainda pretendo aplicar o Molykote.

 
 
 
 
 

Ok, não foi um grande post, mas com a competição apertando por causa dos progressos da Willys crew, fui obrigado a lançar mão de tudo ao meu dispor para não ficar para trás. Não é uma grande novidade mas o que importa é:

Novidades:
Kadett: 2
Willys: 2
Fiat 600: 0

Para quem estava com saudade dela: Dana modelo 44

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