Qual carro vai para a pista primeiro?

domingo, 25 de março de 2012

Notícia ruim


"Anda mais que notícia ruim", é o que todo mundo quer ouvir do seu carro. Ou então dos adversários: "Ihhh... Chegaram os caras aqueles, com aquele carro... São péssimas notícias..." Na verdade alguns carros de arrancada americanos até usam o nome "Bad News".

Mas geralmente, notícia ruim é só noticia que não é boa mesmo. E hoje é o caso.

Todos sabem que, se você tem um bloco de motor com os mancais bem alinhados e porventura quer deixá-lo um tempo guardado, desmontado, a pior coisa que pode acontecer é você perder ou danificar esses mancais, já que uma vez que seja preciso trocá-los, é preciso fazer o realinhamento dos mancais. Esse serviço requer precisão e geralmente nao se consegue um resultado melhor do que o da fábrica, que possui equipamento melhor que a maioria das retificadoras.

Os mancais são de ferro como o bloco e assim sendo, sujeitos à ferrugem. Portanto, uma das piores coisas que podem acontecer com seus mancais armazenados, é cair água neles. Pior que isso, só se ninguém perceber que as peças foram expostas a umidade, de forma que a ferrugem possa se desenvolver sem nada que a impeça. Pior que isso, só se as peças estiverem bem acondicionadas em papel, que retém a umidade e acelera o processo de corrosão. E pior ainda, só se o local onde as peças estiverem acondicionadas, além de umido seja também quente.

Bom... Pra ser pior mesmo, só se eu tivsse jogado sal nas peças antes de guardar. Ou talvez se estivessem em um naufrágio do século 18.

Mas é lógico que nada disso foi proposital. As calhas do telhado entupiram e a água começou a cair justamente onde estavam as peças. E não percebemos esse problema, o que resultou nisso:

 
 

 
 
 
 

Não foram só os mancais do bloco que foram afetados. Diversas peças como esticadores, bomba d'agua, parafusos, suporte do alternador... Todas peças que estavam em boas condições e haviam sido acondicionadas em caixas, preservadas com óleo e enroladas em papel. O irônico disso tudo é que esse mesmo acondicionamento acabou causando muito mais deterioração do que se as peças estivessem simplesmente paradas numa prateleira. Enfim. Algumas dessas peças terão de ser substituídas, outras terão de ser limpas e recondicionadas.

É isso aí, tem dias bons e dias ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário