Qual carro vai para a pista primeiro?

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Semana movimentadinha...


A peça mais importante de um carro de arrancadas é, sem dúvida, o motor. E pra levantar o moral, nada como mexer um pouco nele. Afinal, tudo tem de ser feito em torno do trem de força, uma vez que se ele não está montado no lugar fica difícil de fazer várias coisas no carro, como os coletores, radiadores, ligações e etc.

Mas no momento o bloco só está pintado, precisa de retífica para a colocação dos novos pistões de 87,4mm. E nessa semana pretendo dar andamento nesse processo. Já estou com os pistões, o torque plate e já escolhi a retíficadora pra fazer o serviço. No decorrer da semana vamos falar mais sobre isso.

O cabeçote também tem diversas coisas para serem vistas.








O motor 16 válvulas que comprei na época, era bastante judiado. Um dos problemas dele era que algumas roscas dos prisioneiros do coletor de escape estavam completamente esgualepadas. Uma delas inclusive, estava aumentada de 8 para 10mm e a rosca de 10 também já estava espanada... Coisa de artista mesmo.

Então a primeira coisa que fiz, foi desmontar o cabeçote todo e preencher essas roscas estragadas com solda, para que pudessem ser refeitos os furos e as novas roscas. Mas esse processo deixou algumas sequelas, como dá pra ver bem nas fotos acima. O furo do dowel pin foi preenchido parcialmente e tem de ser refeito. A face do coletor de escape tem de ser retificada e até mesmo a superfície de vedação dos cilindros terá de ser retificada, em função das deformações causadas pela grande quantidade de solda necessária para arrumar as cagadas de quem fez essa arte.





Além disso, os dutos de escape tiveram de ser preenchidos, pois o cabeçote era originalmente de um carro que possuía a válvula EGR. Esse sistema de recirculação dos gases de escape utilizava ressaltos na entrada do duto, com furos em sua base. Esses ressaltos atrapalhavam o fluxo, por isso esmerilhei eles fora. Contudo, os furos ficaram e precisaram ser preenchidos também com solda, conforme mostram as fotos. E em função disso, agora é necessário esmerilhar essa solda, refazendo o formato normal dos dutos.





Outro detalhe relacionado com a EGR é a peça que vai na extremidade do cabeçote, que tem as multiplas funções de direcionar os gases de escape para a admissão, afixar a bobina e conduzir a passagem de água do radiador do ar quente. Além disso tudo, ainda são localizados nela os dois sensores de temperatura de água do motor, o do módulo de injeção e o do painel.

Essa peça é desnecessária para a minha aplicação, por isso vou eliminá-la. Mas para tanto preciso  modificar o cabeçote para afixar diretamente o sensor de temperatura da água da injeção eletrônica diretamente no cabeçote. Mais trabalho para essa semana. Depois, basta fazer um novo suporte para a bobina e posso eliminar a peça do cofre.


Com tudo isso resolvido, posso começar a pensar nos tuchos, válvulas, molas, comandos, polias e cia.

Falando em polias...



...aí está a polia do virabrequim, original do Vectra CD16v. Já sem ferrugem e pintadinha, pronta pra voltar pro seu lugar.

O grande desafio será equilibrar todas essas coisas a fazer no carro, com o trabalho normal da oficina, que está lotada. Mas de qualquer forma, algo será feito. Aguardem novidades nesse mesmo bat-canal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário